sexta-feira, outubro 27, 2006

Livro: Esfolando os ouvidos: memórias do hardcore de Brasília


VEIRA, Evandro. 1970. Esfolando os ouvidos: memórias do hardcore de Brasília, 2005

Evandro é conhecido na cena hardcore de Brasilia, como o Sr. “mil-e-uma-utilidades”. Já criou a estória do origem dos Macakongs, inventou um macabro despacho pros “Galinha Preta” e fez algumas das músicas de sucesso do Raimundos, até hoje cantadas por este Brasil a fora. Bem, mas falando sobre o livro...
Ainda não foi desta vez que ao hardcore candango, foi dado o tratamento devido. Sabiamente, Evandro, foi salvo pelo gongo (por ele mesmo tocado)ao deixar bem claro, desde as primeiras linhas do livro, que o mesmo deveria ser lido com as considerações que se costuma dar aos diários pessoais, este, formatado a partir das experências vividas pelo não menos “louco” Cigano Igor (mais uma de suas invenções) tem uma linguagem bastante corrosiva e propositadamente lisérgica além do que, vicia desde a primeira página.
Criaspadas à parte, ao leitor será permitido coanhecer detalhes, no mínimo curiosos, sobre os fatos que forcaram a mente deste jovem e promissor, digo , promíscuo escritor, com “carteirinha assinada” de membro ativo e oficial da comunidade punk do Distrito Federal. Com a escrita muito interessante, pois desde o sumário ele brinca com os chavões mais populares da vidinha urbana, ridicularizando-os tanto, a ponto de serem entendidos de forma completamente diferente.
Parte do livro, revela intimidades do backstage da meteórica passagem dos amigos Raimundos. Desde os momentos iniciais, vividos nas toscas jams na casa do Mr. “.. Berma is a monster” do LQMB, até os desabafos de Rodox (Rodolfo Pós-Raimundos)chegando inclusive aos minutos iniciais que antecederam a tragédia de Santos-SP.
Três outros momentos são extremos pois Evandro viaja entre o bom gosto a coragem absurda e as “tosqueragens” da vida “on the road”. O bom gosto vem dos comentários sobre o eterno e imcomparável herói do cerrado Afonso Brazza, o extremo da coragem deve-se ao fato de pela primeira vez, alguém decide creditar a Gilmar (líder punk da banda ARD, cuja idade dos integrantes soma mais de 150 anos)a autoria do primeiro grito autenticamente hardcore no Distrito Federal. Vale lembrar que a banda tem 21 anos e original da cidade satélite Gama. Já o momento “on the road”, ambienta o leitor nas loucas aventuras da banda Makakongs 2099 assimo como a pretenciosa Tour entitulada “ Brasilia All Stars”. A obra é altamente recomendada para leitores que só largam “o osso” depois da sede aplacada.

Resenhado por Gilmar Santos em Abril de 2006.
Gilmar é vocalista da banda ARD e baixista do X Granito

segunda-feira, outubro 23, 2006

SLAUGHTERHOUSE ASSAULT SHOW


Não organizo show ao léu, não vivo da organização de eventos (ainda bem!), só armo alguma gig quando tem algum motivo especial ou alguma idéia legal que não dá para esperar. SLAUGHTERHOUSE ASSAULT SHOW, no caso, une esses dois princípios básicos que me motivam. Especial porque duas grandes bandas estarão lançando materiais novos na mesma ocasião e uma idéia legal que não dá para esperar, pois, dificilmente, tal coincidência se repita em futuro próximo.
O fato de se manter o ingresso ao preço de R$ 5,00 só foi possível devido ao local escolhido, Galpãozinho (na cidade do Gama), permitir custos mais baixos com grande padrão de qualidade (sonorização, acústica, localidade, etc). Mas, mesmo assim, não se enganem, uma produção, por menor que seja, não sai por menos de quinhentos contos. Por isso que é foda você, enquanto produtor, ficar vendo o esperado público torrando toda a grana com birita do lado de fora, não entrando (e fazendo propaganda subliminar para que os outros também não entrem!), ou reclamando do “valor absurdo” cobrado pela entrada, e/ou pedindo para fazer por menos.
SLAUGHTERHOUSE ASSAUT terá início às 18 horas do dia 04 de novembro de 2006, ou seja, sabadão (enluarado e sem chuvas, espero!). Quem rosnará primeiro será a MECHANIX, banda oriunda do Gama e praticante de um Thrash com claras referências de Pantera e Slayer (fase ‘God Hates...’), onde os destaques ficam por conta da dupla de guitarristas e de seu ensandecido vocalista. Na seqüência, direto de Formosa (GO), será a vez da coqueluche ORGY OF FLIES. Impossível não vibrar com o show desse trio, que consegue resgatar o velho espírito do Death-Metal e anexá-lo ao que o estilo nos proporciona hoje em dia: rapidez. SOCIOFOBIA, os Thrash-Punks de Goiânia, serão a terceira banda da noite. O split CD-demo com os Hardcores da WCMasculino, distribuído pelo selo Two Beers Or Not Two Beers, fez a banda ganhar grande visibilidade. 3 caras, sendo 2 Punks e 1 Headbanger, conseguem achar a química exata para a fusão do Thrash-Metal com a música Punk, mágica essa conseguida por raríssimas bandas no mundo. WINDS OF CREATION, que continua colhendo ótimos frutos com o esporrento Septem, diga-se um fabuloso CD de estréia, dará continuidade a festa SLAUGHTERHOUSE ASSAUT. Death-Metal para explodir cabeças! Após muita dedicação ao Metal, eis que a Kill Again Records decide premiar a ETERNAL DEVASTATION com o CD ‘Slaughterhouse’, certamente o primeiro de muitos que virão. O melhor dessa história é que os músicos goianos foram premiados e nós, Headbangers amantes do Underground, quem ganhamos o grande presente: material auditivo de excelente qualidade para nos deleitarmos! Durante seus 40 minutos de apresentação a ETERNAL DEVASTATION nos mostrará músicas do aludido CD, alguns velhos clássicos e, quem sabe, uma ou outra surpresa. Fechando, os Thrashers da VIOLATOR voltando a tocar como quarteto na estréia (em palcos candangos) do novo guitarrista, o Sequinho (também da banda Slaver). Será o show de lançamento do novo álbum – Chemical Assault -, que mostra a banda ainda mais fincada no Thrash-Metal oitentista, porém, dessa feita, com uma dose extra de velocidade que fará cabeças girarem feitas hélices de helicópteros. Para quem não se lembra, ‘Violent Mosh’, o primeiro CD da VIOLATOR, foi um dos principais discos Thrash de 2004/2005 e também pela conversão de muitos Bangers e Hardcores ao Thrash-Metal. O que esperar de um show desses guris? As velhas boas coisas de sempre: stages, moshes, energia sobrando e muita bateção de cabeça.
O convite está feito. Agora aguardamos sua presença. Caso seja possível, favor divulgue o evento SLAUGHTERHOUSE ASSAUT.
Antes de terminar, um resumão geral: 04/11/06 (Sábado) às 18 horas no Galpãozinho (Gama), com as bandas: MECHANIX, ORGY OF FLIES, SOCIOFOBIA, WINDS OF CREATION, ETERNAL DEVASTATION (lançando CD Slaughterhouse) e VIOLATOR (lançando CD Chemical Assault). O local do show fica exatamente em frente à rodoviária do Gama. O ingresso do show custará R$ 5,00 e lhe dará muito mais alegria do que 3 latas de cerveja!!!
Grande abraço para todos!

Apoio: Under Music (3322-9459), Abriu Pro Rock (3484-0132), Artistik Gráfica (3352-4449), Hangar 18 Estúdio (3556-0492), Alta Voltagem Tatuagens (3381-7160), O Subversivo Fanzine, Cult 22 e DFHardcore.
Texto: Fellipe CDC é vocalista do Death Slam e Terror Revolucionario alem de outras coisas.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Slaver CD Thrash Forces

Slaver
cdr Demo “Thrash Forces”

Thrash force é o primeiro registro desta novata banda candanga com pouco mais de um ano de existência já mostra um bom cartão de visitas que é esta demo, Se você olhar a capa vai logo perceber toda a atmosfera oitentista em torno desta boa promessa do metal Brasiliense tanto a nível musical como estético.
Na foto da banda na contra capa Cinto de balas, tênis cano alto, jacketa jeans abarrotada de patchs ajuda a manter essa estética 80.
Ao colocar o cd pra rolar o que se ouve é um Thrash Metal das antigas, passeando por riffs que lembram bandas oitentistas sem parecerem uma copia, apenas 3 músicas compõe este Cd demo: Nuclear Attack, Thrash Forces e Slaver. Um cd que merecia ter mais músicas ao ouvir-lo lembrou-me dos tempos áureos do metal de Brasília e todas aquelas bandas que ficaram pelo caminho, o Slaver junto ao Violator é o sinal que a cena de Brasília ainda respira bem mesmo que mal das pernas.
Slaver foi formado em Julho de 2005 por Márcio Câmbito (voz/guitar), Danniel 7 meses (guitar) e Neto Pipo (bass) e Teo Slaughter (drums).
A única coisa que achei ruim neste cd foi à arte da capa que merecia uma atenção melhor lembrando que este cd é feito de maneira artesanal, mas bem profissional.
Banda recomendável para admiradores de thrash metal.
www.myspace.com/slaverthrash

Os Maltrapilhos Cd “Desemprego-Deasespero

Os Maltrapilhos
Cd Demo "Desemprego-Deasespero"


Mesmo já estando na ativa desde 1994 só agora os maltrapilhos gravam um cd demo e graças a este Demo que a banda vem conseguindo excelente repercussão no meio punk e se tornado bem conhecida na cena local fazendo dezenas de shows inclusive foram destaque na edição 2006 do Festival Porão do Rock.
Punk rock candago que prima pelo som vigoroso, honesta e empolgante. Cd Demo “Desemprego-Deasespero” já nasceu clássico, 14 Musicas bem cativantes (terra de ninguém, quebrando regras, hospital de base, punk rock nacional, isto é Brasil, o voto é inútil, os maltrapilhos, desemprego-desespero, mensagem ao dono do poder, ode a um xarope, refugio, chega de omissão, na mira da ignorância e horror apocalíptico) sendo que três são covers “Terra de Ninguém” da extinta banda candanga T.F.P., “Refugio” da também extinta banda minera N.A.D. A e “Horror Apocalíptico” também candanga Besthoven.
Desde que os cabeloduro resolveram abandonar a barca do punk rock a cena de Brasília estava abandonada, eis que ressurgi os maltrapilhos pra tapar essa lacuna.
Mesclando influências clássicas do estilo como Inocentes, Cólera, Garotos podres, Restos de Nada, os maltrapilhos vão dando o recado muito bem. Seria impossível dar Destaque para alguma musica vide que todas são excelentes.
Conselho adquira este cd aumente o volume no Maximo e saia pogando.
Uma das minhas bandas preferidas ultimamente chama-se Os Maltrapilhos.

sexta-feira, outubro 06, 2006