sexta-feira, dezembro 29, 2006

Besthoven Video Clip LIFE IN HELL

Ai esta o primeiro video clipe da banda Besthoven, que foi produzido pela produtora Cartase de propriedade do Jackson Villela (banda murro no olho)e do Jornalista Sandro neiva. esta produtora é a mesma que irá produzir o DVD do Besthoven em 2007.
A música escolhida é LIFE IN HELL.
Besthoven Life in Hell

Add to My Profile | More Videos

Facada CD Indigesto


Facada
CD Indigesto
(Independência Records 2006)

Banda cearense que esta na ativa desde 2003 e já no primeiro álbum já mostra a que veio.
O que tenho em mãos não é um cd é uma avalanche sonora, tamanha é a violência que são executadas as 20 musicas deste primeiro cd da banda cearense FACADA. Apesar do nome do cd se chamar indigesto ele não tem nada disso muito pelo contrario é bom ouvir bandas brasileiras que tenham identidade própria.
O cd chama logo atenção pela parte visual do cd todo feito em papel reciclado projeto gráfico acima da media dos cds que conheço.
Adoro bandas brasileiras que cantam em português o som é uma mescla de Death metal com grind core e às vezes grind core com Death metal, o vocal é podreira total.
Seria difícil destacar uma musica nestas 20 que compõe este cd, mas gostaria de indicar a Eactoring Sarcasm ultima música do cd que trás uma surpresa.
Vale lembrar que é mais um excelente lançamento do selo Brasiliense Independência Records.
Cd recomendado somente para fãs do estilo.

pra saber mais:
Independencia Records Fellipecdc@yahoo.com.br
http://www.myspace.com/facadanagoela

quarta-feira, dezembro 27, 2006

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Valhalla Female Death Metal from Brazil



A Banda feminina brasilience de Death Metal Vlahalla anuncia nova formação:
Michelle - Vocals
Adriana - Guitar
Alessandra - Guitar
Amanda - Bass
Ariadne - drums

Atualmente Caroline não faz mais parte da banda e com a entrada de Amanda no Baixo, Michelle assume o vocal. As guitarras continuam sobre o comando de Alessandra e Adriana, estabilizando a formação com a entrada de Ariadne na bateria.
A banda encontra-se em processo de criação de novas composições para um breve registro, e pra volta aos palcos.Enquanto isso não acontece vocês podem confirir este video ensaio da banda com a nova formação.
http://myspace.com/valhalladeathmetal

terça-feira, dezembro 19, 2006

Entrevista Besthoven



BESTHOVEN
Abaixo uma conversa que fiz a um tempinho atrás com o Fofão o cara da mente doentia e perversa elementos basicos para a mistura explosiva do som caotico e sem igual em Brasilia desta banda chamada Besthoven. onde se fala sobre os 15 anos de banda. Mais uma representante fiel do Gamapunkcity.

SAUDAÇÕES FOFÃO, VOCÊ RECENTEMENTE REMONTOU A BANDA PARA AS COMEMORAÇÕES DE 15 ANOS DE BANDA O QUE ERA PARA SER APENAS UM SHOW, ACABOU SE ESTENDENDO PRA MAIS 3. HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE SE GRAVAR ALGUM MATERIAL COM ESTA FORMAÇÃO?
Fofão- Olá Amarildo bicho doido!!..É na real seria só um show e virou 4, 2 no gama, um em Goiania e outro na Ceilandia, depois disto tem pintado varios convites pra tocar, mas não tô afim de tocar, esse é um dos motivos porque sai da bateria da Murro no Olho... Não tenho saco pra palco.. quero ficar só compondo e gravando...eu queria ter registrado um dos shows pra lançar um LP ao vivo, mas infelismente ainda não foi possivel.. cara, tipo...nesse meio tempo durante esses shows de comeração eu entrei sozinho no estudio e gravei 6 sons novos para o LP split com o Skeleton do Canadá que tá saindo nos EUA agora...e em breve retorno ao estudio para gravar quase ao mesmo tempo um splitEp com a Violation (USA) mais um Split EP com a TRIOXIN 245(Canadá) talvez eu grave com a banda, pois gostei muito desta formação "s.o.s Fofão" ha!ha!. E queria registrar algo com eles, gravarei ainda o novo Ep "hail to Sweden" e o novo "Alone in Darkness" Ep mas esses dois gravarei sozinho, são ao todo 12 sons inéditose 6 covers Suecos 80's Discard, Anti-Cimex, Fear of War, Shitlickres, Mob 47 e Crude ss.
(NDE. a banda que se apresentou nestes 4 shows era formada por Adriana baixo (kaos klitoriano e terror) que tambem já tocou com o Besthoven anos atras, Regio guitar (Murro no Olho) e Juliano bateria (ARD))


O BESTHOVEN TEM VARIOS REGISTROS LANÇADOS LÁ FORA. INCLUSIVE UM SPLIT EP COM O DISCLOSE DO JAPÃO E APENAS UM REGISTRO LANÇADO AQUI NO BRASIL. CONTE NOS COMO SURGIU A PRIMEIRA OPORTUNIDADE PARA UM CONTATO NO EXTRERIOR.
Fofão_ Em 96 espandi meus contatos o exterior, distribuindo meus zines e tapes mundo afora, me contactando diretamente com as bandas que eu sou fãnzaço mundo afora, então em 96 recebi dois convites ao mesmo tempo do Otto (Força Macabra) e do Kawakamy (Disclose) Finlandia e Japão para participar de coletaneas internacionais em vinil, o "Dawn the Control Ep"(com 1 som) e o LP duplo "CHAOS OF Destruction Vol 2".. porra foi muito louco ouvir o Dawn the control" cara pela primeira vez...eu ficava soltando a agulha e observando seu trajeto enquanto o som rolava...ha! eu amo vinil, tenho uma coleção imensa! e depois de tanto tempo, ouvir minha própria banda num vinil foi magnifico...e porra ao lado de bandas maravilhosamente fodaças como Agathocles, Cluster Bomb Unit, Age, Holocrust, Chaos Ch, Squandered (com ex membros do Napalm Death, Sore Throat,)

SABE-SE QUE O BESTHOVEN HÁ ALGUM TEMPO SE TORNOU UMA "ONE MAN BAND". COMO É SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS MUSICAS? E QUAIS OS EPS FORAM COM BANDAS E QUAIS SEM?
Fofão-Yeah, One man army!! componho muito , as vezes ligo a guita com distorção, as vezes um baixo então começa o processo, as vezes faço a letra antes e as vezes as a base antes...gosto de me trancar sozinho e beber muito, mas muito mesmo estilo caindo no chão, ai vou trampando as musicas e anotando tudo e tal...e é claro as vezes roubo algo do Discharge aqui do shitlickers ali, do uma imitada no Anti-cimex e tal ha!ha!
com banda mesmo só o 1° disco individual "Depois de um ataque aéreo Ep" de 99, gravamos tudo em uma hora num estudio pequenino num som 3 em 1 da CCE em uma fita k7.. e ficou lindo, tanto que tá sendo reprensado agora novamente nos EUA.. a banda era eu (guita e grita), Robson (bateria) e Bruno(baixo).. todos os outros foram gravados apenas por mim e usei membros "suporte em alguns tambem"

COMO SURGIL O PROJETO "HAIL TO JAPAN"? SEI TAMBEM QUE JÁ ESTA EM VIAS DE CONCRETIZAÇÃO UM PROJETO "HAIL TO SSWEDEN"! HÁ PLANOS DE UM HAIL TO BRAZIL?Fofão- O hail to JAPAN eu bolei em 96, mas só deu pra concretizar bem depois, mas porra gosto muito deste ep cara...eu me inspirei nos "Hail to Sweden"que A Disclose e a Doom fizeram...é logico na seguencia eu faria um "To Sweden" tambem agora tá rolando.."To Brazil não cara.. com certeza não...as bandas que mais amo não são daqui...amo muito bandas daqui...mas por outro lado adorei entrar no "Tributo ao ARD", queria entrar no "tributo ao Death slan" mas tô sem grana pra gravar, "Tributo ao Karne krua" mesmo esquema sem grana...acho que um tributo ao Rot seria muito bom tambem

DA DSICOGRAFIA DO BESTHOVEN TEM EP,LP K7 MAS NADA FOI LANÇADO EM CD POR QUE?Fofão-1° porque eu amo vinil e acho CD uma bosta1 aquela coisa fria, pequena, que estraga facil, descartavel...já era pra ter saido o CD "A bomb raid into your mind" comp 2002-2004 com 26 musicas pela Jailbreaker Recs.que fez o LP, mas como co mo já tá com quase 2 anos atrasados, vou lançar eu mesmo pelo selo que estou montando, o CD vai pra fabrica em breve...
vai sair no Japão agora tambem um digipack CD sob o nome de "Hear bombs see blood feel war" Besthoven 95-99 com 44 sons Demos, 1 °s vinis pela 'SPEED State records".. não sou anti cd.. mas nada substitui o gosto dum vinil nas mãos, ainda mais uma coisa tão sem graça e descartavel como o cd.

DEPOIS DO ARD E DEATH SLAN O BESTHOVEN TAMBEM ESTA PRESTES A GUANHAR UM UM TRIBUTO QUE SERA LANÇADO SOMENTE LÁ FORA. QUANTAS E QUAIS BANDAS JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA ?
Fofão-Em torno de 15 bandas o que coincide com 15 anos de banda...entre elas Disclose (Japão), Força macabra (finlandia), Beton (eslovaquia), Trioxin 245 (Canadá), Espiriyus Inmundos (Peru), Cthuwulf, Xbraniax e Violation (EUA) do Brasil Rot, ARD, Death Slan, Terror revolucionario,Maltrapilhos, Innocends kids, Murro no olho e talvez mais 2 ou 3 ainda...o que daria umas 18 e não coincide 15 de idade..hehehe

NA COLETANEA JAPONESA "CHAOS OF DESTRUCTION VOL 2" UM LP DUPLO COM BANDAS DE VARIOS PAISES A UNICA REPRESENTANTE DO BRASIL CHAMA-SE "SILENCIO FUNEBRE" VOCÊ CONHECE?Fofão-Hey Silencio Funebre é a Besthoven ...tipo em 97 eu mudei o nome Besthoven para S.F em homenagem ao 1° LP do Armagedom, mas me arrependi e voltei zo nome antigo...quando mandei a arte denovo o LP já tinha saido com Silencio Funebre impressoa culpa foi minha...ah e no LP tem outra brazuca pô a Neurose Urbana de Goiania...

TODO O MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DO BESTHOVEN É FEITO TOTALMENTE DE MANEIRA ARTESANAL, SEJA FLYER, CAPAS DE LP,EPETC. ATÉ MAQUINA DE ESCREVER VOCÊ USA , MATENDO DESTA FORMA UMA ESTETICA OITENTISTA. ISTO É PROPPOSITAL?Fofão- sim, sim, sim! totalmente proposital e continuará assim...eu gosto de papel, lapis, cola e tesoura e muito mas muito de nankin...gosto de fazer minhas artes como eu gosto de ver artes antigas , gravo um disco de 2006 mas quero que no final ele transpire a magia dum LP do Crude ss de 86!! eu gosto de VHS, K7 com capinha de xerox , carta escrita a mão, vinil. tá ligado? essa bosta de modernidade de DVD, Mp3 e o caralho a quatro não tem vida nen essencia, sinto falta dos muleques que juntava moedas, depois no fim do mês ia 2 ou 3 amigos e iam de calote no buzão comprar um LP do holocausto, Dorsal ou Atack epileptico, um disco só e depois todo mundo ouvia...aquele lance de pintar as camisetas a mão!!!até hoje eu faço isso...acabou aquela correria, hoje é só baixar na internet qualquer merda e pronto.. o povo do Rock hoje esta preguisoço pra caralho... e nunca terão boas historias pra contar ...imagina se um muleque destes faz um livro daqui as uns 10 anos sobre "sua tragetoria no underground" vai vendo só uns baguio tipo "fumando maconha na frente do Patil Brasil", "minha namorada roqueira virtual"...putz fala serio...

RECENTEMENTE O BESTHOVEN GANHOU UMA PAGINA NA INTERNET ATRAVÉS DO MYSPACE, E ESTA RAPIDAMENTE SE TORNOU UMA DAS MAIS VISITADAS ENTRE AS BANDAS BRASILIENSES E O QUE CHAMA A TENÇÃO É QUE 99% É DE GRINGOS QUERENDO TODO TIPO DE MERCHADISING DA BANDA....rssFofão-A culpa é toda tua!! foi você quem inventou esta historia..eu nem sei mecher naquela porra e nen tenho saco...e não consigo nem responder todo mundo...você é uma pessima influencia cara, pô tu fica tentando me convencer que internet é o lance...mas você não vai conseguir! ha!ha!ha!

ALEN DO BESTHOVEN VOCÊ PARTICIPOU DA LENDARIA BANDA BRASILIENSE CHAMADA LUPERCAIS E MANTEVE ATÉ POUCO TEMPO O "VULTUS" AMBAS BANDAS DE GOTHIC ROCK UM ESTILO BEM DIFERENTE DO "DISCIMEX HORRORCORE" PRATICADO PELA BANDA. QUAL É O PONTO DE LIGAÇÃO ENTRE ESTES ESTILOS.
Fofão-é cara ...a LUPERCAIS foi bom demais .. porra mô saudade..a Vultus tá paralizada e sinceramente não quero mais tocar, pelo menos por um bom tempo...e porra gosto pra caralho" da Vultus tambem..
Bom, eu nunca fui de ouvir só um tipo de som, assim como sou pirado por D-beat, Crust e Discore...tambem ouço muito rock nacional do bom Hozerizah, violeta de outono, muzak, 5 generais, Arte no escuro...Gosto de Metal anos 80Multilator, Holocausto, Dorsal, Sarcofago e mais uma infinidade de coisas como Grind, algum de indie, Guitar band, Dark Wavee Goth rock...
A ligação??bom depende do ponto de vista... a Besthoven é uma banda realista , discrente, uma navalha retalhando um rosto...sem mensagem...
Gosto da poetica Niihilista do Sidney Paulino (RIP antigo vocalista do Lupercais) eu era fã da Lupercais quando eu passei a comandar o direcionamento musical da banda baseada nas ideias do Sidney...eu e ele faziamos ensaios acusticos onde ele fazia os instrumentos com a boca tipo "nan, naan, na, tatan" ai eu copiava o tome transformavaaquilo em melodias muitas musicas foram feitas assim... outras eu criava e passava um mapa pros musicos tipo "a batera podia ser assim táta, tum pá' e o Sidney SEMPRE TINHA A LETRA PERFEITA pra encaixar.. era incrivel...
A ligação pode estar no fato do prazer de tocar aquilo que me agrada, se inspirar em bandas que ouço e continuar sendo original...tem muitas bandas de HC que não gosto pelas letras ou musicalidade, como não tenho saco pra ouvir uma banda Goth cantando sobre a mina que suicidou-se por"Amor" Lupercais era maldito e isso pra mim é lindo..

QUAL A ORIGIGEM DO NOME BESTHOVEN?
Fofão- No inicio em 90 a ideia era fazer barulho! anti musica e na procura do nome saiu da cabeça de um dos membros originais, ou o Frango (obs: atual baixista do Galinha preta) ou o Repolho eu não me lembro agora .. mas foi uma ideia pra dar sentido de anti musica mesmo...depois adcionei algo tipo se Beethoven é "musica classica", Besthoven é "musica caotica".. nada contra musica classica ou Beethoven..fica uma especie de sarcasmo no ar. No rotulo do split lp com o esqueleton eu col.oquei no rotulo "anti musica desde 1990".

FALA FOFÃO.
Fofão-então é isso ai...valeu Amarildo pelo espaço e desculpe se ficou grande demais, eu me empolgo ai fudeu...ha!ha!ha1
deem uma olhada no www.myspace.com/besthoven (que o Amarildo fez)
fofão bebe, fala merda, não gosta de Deus e quer que vá todo mundo Tomar no cu!!!!!

segunda-feira, dezembro 18, 2006

VOU MORRER PUNK



Cantor punk mais antigo do mundo morre em Nova York aos 80 anos
16 de dezembro de 2006

Morreu em Nova York, na última quarta-feira, 13 de dezembro, às 16h30, Joseph Bernard Zak, vocalista/guitarrista da banda de punk rock Team Spider. Zak era reconhecidamente o músico de punk rock mais antigo do mundo e morreu no hospital nova-iorquino St. Lukes, aos 80 anos de idade.

Apesar da idade avançada, Zak era bem ativo na cena punk rock nova-iorquina e era considerado o letrista mais absurdamente prolífico da cena. Zak têm registradas nada menos do que 20 mil letras de músicas em seu nome, porém, o músico tinha pelo menos mais 30 mil letras prontas e finalizadas, que nunca foram registradas.

Zak nasceu em 1926, em Nova York, e cresceu num orfanato de padres franciscanos. A idade avançada trouxe diversas complicações para sua saúde, mas ele se recusou a ter a vida prolongada através de máquinas e manifestou expressamente a vontade para que "fosse" em paz. O funeral acontece nesta semana em Nova York e suas cinzas serão jogadas no mar, como também era a sua vontade.


[Agência Rock Brigade]

quem quiser conhecer mais essa banda http://www.myspace.com/teamspider

Linha de Frente Grava seu 1º clipe


Neste Domingo 17 de Dezembro a banda Linha de Frente gravou seu primeiro clipe, a música escolhida foi Alerta. O clip foi todo gravado no Setor comercial sul (Brasilia).
Com uns low riders (carros e bikes) como pano de fundo, a produção ficou por conta da banda (Maneko e Filipe Bragaem) em parceria com Mamoro e Cristiano (Cine video) produtores renomados na cidade.
O Câmera e o diretor de fotografia trabalha pra embratur e foi tudo filmado com camera de cinema.
“os caras cobrariam uma fortuna pra fazer um trampo desse, tipo coisa de 300.00 reais Mas fizeram pra gente na faixa por acreditar que nossa mensagem precisa de um impulso. a parada não tem roteiro nem maquiagem, foi tudo espontâneo e verdadeiro..”
Resume o Vocalista Maneko. Ele garante que em breve este clip estará disponível pra donwload .

sexta-feira, dezembro 08, 2006

show TRIBUTO AO ROCK BRASÍLIA

TRIBUTO AO ROCK BRASÍLIA
Sábado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, às 19h, no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul, trecho 3, em frente à AABB). Festival de comemoração dos 15 anos do programa Cult 22 (Rádio Cultura FM, 100,9MHz) e lançamento da Rádio Porão do Rock FM (98,1MHz). Ingressos: R$ 7,00 (até 21h) e R$ 10,00 (após)
Informações: (61) 3274-5883 / 9972-9826 ou pelo site www.cult22.com

Dia 16/12 - POP ROCK

Dia 17/12 - ARD, Elffus, Galinha Preta, Innocent Kids, Macakongs 2099, Nomes Feios, Terror Revolucionário e Totem. Participações especiais: Deceivers, Pulso e convidados.
Obs: em breve releases e fotos em alta resolução de todas as bandas estarão disponíveis no site www.cult22.com no link Tributo ao Rock Brasília. Acesse o site e ouça as versões já lançadas! Em anexo, o flyer virtual

___________________________________________

O que é o projeto:

Em outubro de 2006, o programa Cult 22 completou 15 anos no ar pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília. Para comemorar, vários projetos foram desenvolvidos. E para fechar esse aniversário histórico, a produção do programa, em parceria com os estúdios brasilienses Orbis (Taguatinga), Blue Records (714 Norte) e Ama Music Produções (MI 4 do Lago Norte), convidou 20 bandas para prestarem tributo ao rock de Brasília. Cada uma escolheu uma música de sua preferência, independente do estilo e da geração do homenageado. O resultado são 20 versões que contam um pedaço da história da música candanga.

O projeto Tributo ao Rock Brasília deu origem a um festival, reunindo as bandas convidadas e mais algumas participações especiais, que será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo), a partir das 19h, no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul, em frente à AABB). O evento também marcará o lançamento da Rádio Porão do Rock FM, que estará finalmente voltando ao ar em dezembro de 2006, agora em nova frequência: 98,1MHz. E conta ainda com o apoio da ONG Porão do Rock e do Ministério da Cultura.

As 20 versões estão sendo apresentadas oficialmente dentro do Cult 22, nas edições dos dias 24 de novembro, 1º, 8 e 15 de dezembro. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 22h a 1h, pela Rádio Cultura FM (100,9MHz). As músicas já estão sendo disponibilizadas para audição pelo site www.cult22.com , no link Tributo ao Rock Brasília. Confira!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Porque regravamos o ANTES DO FIM

Bom estava eu navegando quando me deparei com este texto abaixo do Carlos Vnadalo lendario vocalista do DORSAL ATLATICA explicando por que ele regravou o megaclassico do metal Brasileiro Antes do Fim. LEIAM SE SOUBEREM

Após um bom tempo sem atualizar o nosso ponto de encontro, tenho enfim uma boa notícia. Após insistentes pedidos do amigo Marcos Cardoso da Encore Records de São Paulo resolvi aceitar o desafio de regravar o nosso primeiro LP. O único disco da Dorsal que não havia sido lançado em CD, até hoje, era o emblemático Antes do Fim de 1986. Me dei conta que nesse exato ano de 2005, há duas décadas, o disco estava sendo composto e que agora estaria assoprando vinte velinhas. Isso me motivou em parte. Mas a maior motivação veio dessa caixa de e-mails e dos insistentes pedidos de pessoas de 15 anos e outras entre 30 e 35, que chegaram a nos assistir ao vivo. Essas pessoas me convenceram, ano após ano, que eu deveria preencher essa lacuna na nossa história. Me falavam de como o disco havia sido um evento indescritível em suas formações como fãs de rock, seja pesado ou punk. Me lembraram de como eu lutei por uma quase causa perdida: unir filosoficamente o punk e o metal em um só estilo, orgulhosamente brasileiro, cheio de contradições e de vontade de acertar. Mesmo que eu não quisesse (re)mexer no passado, existem coisas que estão além e acima de nós. Uma delas é a lealdade das pessoas que me apoia(ra)m, sinceramente, como artista e ser humano. Hoje todos compreendem que como artista eu necessito enfrentar novos desafios, por isso fundei duas bandas novas para me expressar de forma diferente. Muitos não entendiam que o diferente, não quer dizer cuspir no prato que comi. Para falar a verdade, não só comi, como ajudei a criar os alicerces da fãbrica. Quando comecei a tocar em 1981 o mundo e o Brasil eram muito diferentes. Nem pior nem melhor, apenas diferente. Quando fundei a Dorsal soube desde o início que estava fazendo algo novo, excitante e muito individual, particular, personalista, como quiserem chamar. Me motivava ser um Dom Quixote levantando uma bandeira sozinho, fazendo as pessoas acreditarem em tudo o que eu, sinceramente, acreditava: na união das diferenças, em um Brasil mais justo, em um underground forte mas nunca dissociado da nossa realidade social. Ser roqueiro era um ato político/religioso, descobri isso com o tempo, e acreditei nisso. Os anos 90 destruíram quase todo o sonho, que eu acreditava coletivo. Depois aprendi que era um sonho de quem sonha sozinho. As pessoas, que antes nos apoiavam, mudaram de lado, nos descartaram. O papo sócio-político havia envelhecido, assim como nós (e vocês também um dia. O sol nasce para todos). Tive que me retrair. Saber a hora do lobo sair novamente da toca. Os músicos da banda se voltaram contra meus ideais. Eu não poderia permitir que todos destruíssem lindos sonhos. Não era uma questão de poder, e sim de discernimento. Todo mundo sabe (ou pelo menos finge que sabe) que quanto mais consciente você fica, mais isolado você ficará. A consciência do sozinho unido ao coletivo espiritual é bem diferente do coletivo em uma festa. Que destruíssem os sonhos deles, tudo bem, mas nunca permitiria que destruíssem os meus. Por isso acabei com a Dorsal. Deixei que a poeira assentasse. Compus novas e melhores canções, todas livres, todas rock, todas cheias de vida e não de insatisfação e dor. Após cinco anos do término da banda pude então respirar em paz, e aceitar a tarefa de regravar o Antes do Fim, agora sim com a alma aliviada por ter feito a minha parte, de ter limpado o prato, de ter comido a comida que plantei. Quando aceitei a “missão” aceitei de bom grado, fiz com (muito) prazer. Nunca por obrigação. E antes que cogitem que meus projetos atuais não andam bem das pernas, nada mais distante da realidade, pois em julho de 2005 gravo o terceiro CD do Mustang. A Usina tem três trabalhos gravados, todos que me satisfizeram, cada um em um momento diferente. Vejam bem, após intensos seis discos pude aceitar regravar o velho disco de 1986. Agora sim, o jogo estava equilibrado em minha cabeça. Não poderia ter sido antes. A ótima cobertura da imprensa sobre o CD Oxymoro do Mustang de 2004, permitiu que esse sonho se realizasse. Uma mão lava a outra, ying e yang, esquerdo e direito, céu e inferno, homem e mulher. O mundo vive de equilíbrio. O Antes do Fim precisava do seu ponto de equilíbrio e esse momento chegou.

Há 20 anos estávamos ensaiando o repertório que iria ser registrado nesse primeiro LP solo da Dorsal Atlântica em 1986. As histórias que cercam a gravação original por si só já são uma lenda. Parte dessa história contei no livro Guerrilha! Algumas delas guardo comigo, e apenas comigo, no coração. O disco me trouxe uma grande maturidade, pois foi um sucesso avassalador, que também mostrou-me a ganância das pessoas e das gravadoras. Brincaram de forma inadequada a respeito desse disco. Prometeram mundos e nos deram os fundos. Gravamos o disco em 86 de qualquer jeito. Prensaram e não me avisaram. Quando cobrei a dívida, chegaram a me fazer ir para São Paulo de manhã para só me pagarem no final da tarde e com cheques de terceiros. Havia muita sacanagem e mágoa escondidas atrás dos sulcos desse trabalho. Por isso ele precisava de um tempo. Um bom tempo.

Dos músicos originais, apenas convidei meu irmão (afinal também foi fundador da banda) que não pôde participar por estar com muitos problemas pessoais. Ele gostou muito que eu lembrei dele. Eu mesmo gravei com o baixão dele, o mesmo Fender Precision (dos anos 70) que participou (tá certo, instrumento não toca sozinho!) do “Dividir & Conquistar”, do “Searching” etc. Só não participou do Antes, porque meu irmão tinha um Gianinni que não era muito bom. Mas o disco foi gravado com um Fender, instrumento emprestado pelo baixista do Azul Limão. Então era Fender de qualquer jeito. Minha guitarra era uma Gianinni com um captador Di Marzio, se não me engano. Gravei em 2005 com minha Gibson velha de guerra, que tem um timbre animal e clássico. Ensaiamos só eu e o baterista Américo Mortágua em duas semanas. Gravamos o disco ao vivo em dois dias, completando uns takes no segundo. Gravei e dobrei as vozes em umas seis horas. O sentimento que permeou o antigo trabalho esteve presente na regravação, por mais incrível que pareça. Deveria ser espontâneo como o original e assim foi. Trabalhamos com a alma renovada, respeitando o passado e contribuindo com o melhor de nós, hoje em dia. Lições aprendidas em duas décadas. Esse disco é para vocês e somente para vocês. Ouçam o “novo” Antes do Fim com a mente aberta, sabendo que eu nunca desafiaria a essência do trabalho original. Acima de tudo, absorvam uma importante lição: quando você se dedica com alma, sinceridade e afinco a algo que se ama, você cresce. A carne pode passar, mas a alma e a arte são imortais.

Carlos Lopes é ex vocalista e guitarrista e fundador do DORSAL ATLANTICA

ELEGIA AO VELHO BIN (poema)



ELEGIA AO VELHO BIN

Dizem que a família Bin Laden é bilionária. Por isso acredita-se que Bin tem lá os seus bis.

Mas todo bilionário que se preza se encastela num palácio, o nosso velho palhaço habita as cavernas de Tora-Bora. Bora ver se é verdade?

Na primitiva terra do Afeganistão estão homens que ainda têm pêlos pelos corpos e barbas hirsutas; travam uma ousada disputa com a tecnológica potência dos assépticos homens-brancos.

Esses homens-faunos são guiados como mísseis pelo único ser pensante daquelas paragens, é o Homo Ergaster moderno, o primeiro a pensar!

Em terra de cego quem tem um olho é gay.

Do fundo de sua primitiva caverna, Bin Laden maquina diabólicas fórmulas para destruir impérios, destituir próceres. Caverna com internet e Al-Jazeera via cabo.
Osama bin Laden inaugura um novo estágio evolutivo na humanidade: é o antropóide TECHNOSAPIENS!
Lelê Teles, Brasília

Sobrinha de Bin Laden, uma bomba!
The cavern

http://fastosenefastos.blogspot.com