terça-feira, janeiro 16, 2007

Entrevista VULTOS VOCIFEROS


Leia esta entrevista feita com a furia do metal negro candango, Vultos Vociferos representado aqui pelo gamense Luciano malleficarum. Após o lançamento do CD Ao Eterno Abismo a banda torna se referencia no BM de Brasilia.
uma entrevista que aborada temas ligados ao Black metal e a sua história.


Osub – saudações malleficarum, obrigado pela oportunidade. Acompanho sua batalha em prol da cena Black Metal de Brasília a anos. Gostaria que você apresentasse a banda quem é? E a que veio o Vultos Vociferos?
Luciano malleficarum: Nós do Vultos é que agradecemos a oportunidade de fazer parte do OsubvercivO Web Zine. Bom, a Vultos Vociferos foi formada em 1999 com a união de quatro guerreiros, com o objetivo de tocar Black Metal rápido, brutal, extremo, obscuro e satânico. Em 2002 foi lançada a DT “Obscuro Domínio”, que teve uma boa repercussão na cena, fomos convidado a participara de festivais e shows importante no cenário nacional, abrindo para grandes bandas internacional, como: Gorgoroth, Dark Funeral, Averse Safira, Enthroned, Mystifier, etc. Logo apareceu interesse de algumas gravadoras para lança nosso primeiro CD, junto também a Genocide Prods, à qual assinamos um contrato para dois Cds. No final de 2005 foi laçado o debud “Ao Eterno Abismo”. Agora estamos preparando novos material para um futuro lançamento. Hoje a banda tem sua frente Baalthamuz nas guitarras, Dimitry no baixo, Mictlant na bateria e Malleficarum nas vociferações.

Osub – Li excelentes resenhas de recente cd “Ao Eterno Abismo (2005)” você poderia nos falar sobre este CD em relação a Demo “Obscuro Dominio(2002)”! Formação, letras, produção etc...
Luciano malleficarum: - Todo o material contido no CD “Ao Eterno Abismo” é uma continuidade da demo “Obscuro Domínio”, a maioria da musicas são antigas da mesma época da demo, e formação era a mesma. O que ouve de diferente foi a produção, no CD foi mais profissional, , no nosso caso a demo já havia sido bem produzida, e no CD, nos preocupamos um pouco mais, procuramos um bom estúdio e bons produtores musicas, tudo foi uma experiências a mais, o fato de termos que ficar mais de três dias no estúdio, ter participado de cada passo, toda a produção.
As repercussões sobre o álbum “Ao Eterno Abismo” têm sido muito satisfatórias, o álbum foi bem recebido por toda a cena, e as resenhas que nós temos visto, trás criticas na maioria das vezes, bem positivas. Revista especializadas, web zines e zines tem sempre destacado a produção tanto musical como gráfica e reconhecendo e elogiando o trabalho da banda. Isto para nós é muito importante.

Osub – Já vi dezenas de banda empunharem a bandeira do Brasil e dizerem com orgulho por serem uma banda brasileira, no entanto a maioria absoluta canta em inglês o que não deixa de ser contraditório e o Vultos Vociferos é uma banda, diria genuinamente Brasileira ou The True brasilian black metal band. Essa intenção de ter as letras e o nome da banda em português foi intencional?
Luciano malleficarum: – Quando em meados de 1999 começamos os ensaios com o Vultos Vociferos, ainda até sem o nome, as musicas foram sendo criadas e as letras feita em português foram sendo encaixadas naturalmente, não tivemos esta preocupação de passa-las para o inglês, principalmente porque o resultado ao nosso ver estava bom.
Por outro lado eu sempre defendi que no metal não existe fronteiras, que o metal é universal, o que nos diferencia de outras bandas são simplesmente o país que residem, mas a ideologia Black Metal, o desejo pela escuridão, as formas de pensar e agir e o gosto musical no fundo é o mesmo. Quando componho uma letra não me preocupo com o que outras pessoa vão achar, tento não me prender em regras, imposta por senso comum. Prefiro quebrar esta estigma que Metal deve ser cantado em inglês, porque é uma língua universal. Esta atitude é uma ruptura com os preconceitos idiotas que perseguem o Metal em todo o mundo. Não se pode julgar um Horda pela sua língua natal e pelo o pais de sua origem, e sim pela suas atitudes, convicções, ideologias e musicalidade.

Osub. - E mais de duas décadas (26 anos) se passaram desde o lançamento do LP Black Metal do Venom, de lá para cá tudo mudou, cada um tem a receita da como se faz uma verdadeira banda de BM. Se por exemplo voçê pegar este LP hoje e copara-lo com qualquer cd de BM atual verá uma diferença brutal tamto visual como musical. Seria o Venom ainda uma The True BM band?
Luciano malleficarum: A musicalidade no Black Metal vem evoluindo bastante, hoje o BM tem sua musicalidade própria dentro do Metal. O Black Metal veio se desenvolvendo deste a época do Venom, já li entrevista de bandas como Celtic Frost que diziam que no inicio elas não passavam de uma banda que copiava o Venom, a mesma coisa serve para o Bathory em seu primeiro álbum, percebe-se claramente grande influencia do Venom.
O Venom foram os precursores do Black Metal, não só pela musicalidade que também era forte, pesada e agressiva mas pela sua postura e letras que naquela época já se denominava satânicas, metal negro, isso influenciou muitas bandas posteriormente, o BM tem muito disso, não é só a musica que faz o Black Metal, mas o seu comportamento e atitude.
Claro que se aparecer uma banda hoje com a musicalidade completamente idêntica a do Venom ela não seria considerada Black Metal, até porque atualmente a musicalidade e a consciência do Black Metal e outra bem diferente daquela época. O Venom teve seu papel importante dentro do cena e hoje é considerado um dos Deuses do Black Metal ao lado do Bathory e Celtic Frost. Já não importa o que estas bandas sejam ou toquem hoje, elas foram eternizadas pelo seu papel anterior, e para nós vão ser lembradas como tal.


Osub – o Vultos Vociferos não costuma tocar muito em Brasília, porque isso acontece? Na verdade também não se tem muito shows de bandas black aqui, mesmo sabendo que no DF tem uma cena forte que têm na linha de frente vocês e o Miasthenia. Mas é mais fácil ver o cão do que essas bandas no palco... rs na sua visão de musico e produtor de shows o que está acontecendo pra essa situação se perpetuar?
Luciano malleficarum: – Para nós do Vultos Vociferos será sempre um honra tocar no nosso estado, mas infelizmente Brasília está passando por um período muito ruim para eventos de Black Metal. Eu pessoalmente já produzi vários eventos de Black/Death Metal no DF e nunca vi uma situação como esta, o último evento que organizei foi o Evil Darkness III com a banda Mystifier (BA) e Devilish(SP) em Junho de 2005, e mesmo com boas bandas por incrível que pareça não deu um bom publico. Para falar a verdade não sei onde anda este tal publico Black Metal, será que estão escondido em casa ou viraram um bando de cristão covarde intocados em igreja com medo da escuridão?? Só sei que ultimamente não esta valendo a pena organizar eventos de Black Metal por aqui.
Tenho contato com muitas bandas e todas querem tocar em Brasília, mas se não há publico nos eventos, fica difícil de traze-los. Outro problema que os produtores enfrentam é a falta de pratrocinio, poucos são aqueles que ainda acreditam no metal, aqui ainda sofremos com o preconceito.


Osub – você como membro da velha guarda do DF deve se lembrar que já tivemos grandes bandas de metal extremo que fizeram sua história no passado como P.U.S., BUCTHERY, ABOMINATION, muitas desta deixaram apenas demos como registro, hoje há outras tantas que seguem o caminho aberto por essas bandas. No entanto não me lembro de ver uma cena tão dividida quanto a de hoje? É nazi, thrash, ns, death, headbanger, metaleiro isso aquilo. Tudo em uma encruzilhada. O espirito do anos 80 de uma cena underground forte e unida morreu?
Pra mim isso explica como os shows andam vazios! Você concorda?
Luciano malleficarum: Sim, concordo com você, isso é uns dos motivos para o shows andarem vazios, mas não é só por isso. Eu pessoalmente nunca acreditei em união na cena, agora então é que não acredito, ela sempre esteve infectado de lacaios oportunistas e embalista de plantão. Para mim o espirito dos anos 80 está morto e enterrado, nos fomos prestigiado por ter vivemos está época tão valorosa para o Metal, acho ridículo estes que querem reviver hoje os anos 80, esta onda revival que determinadas bandas que nascem sem identidade nenhuma e começaram a imitar as banda antigas, não só na musicalidade como no também no visual, isso é patético, não há espirito nenhum nisso, o que estão fazendo é ridicularizar uma época.
Estes não passam de um monte de bonecos de plásticos sem ideal e consciência alguma, são incapazes de criar um próprio ideal, e temam em ressuscitar uma época que já passou.
Esses bostas nunca vão ser capaz de sentir o sentimento da época. Eram tempos diferentes, conjunturas diferente, movimento diferentes. Reviver os anos 80, só na imaginação e só para aqueles que viveu aquela gloriosa época!
A cena realmente está mais dividida que nunca, cheia de moleques imbecis, palhaços dizendo-se nacional socialista, nazista, com ideias regionalista, confundindo política com metal, algo totalmente distinto, outros que nem mesmo sabem se realmente são Metal, e por ae vai, A magia do Metal não existe mais, são poucos que à mantém.

Osub – outro dia li em uma entrevista uma banda falando que a humanidade é isso é aquilo, dizem serem uma banda anti-human. E eu pensei se eles são tão anti-humanos assim? Porque não comentem suicídio??? O vultos Vociferos faz o que prega em suas letras?
Luciano malleficarum: – As letras do Vultos Vociferos abordam tema obscuros como morte, suicídio, misticismo, ocultimos. Tento expor um lado negro, obscuro, e o que acredito como satanismo, o problema é como as pessoas irão interpretar essas letras. Em minhas composições coloco metáforas que as vezes podem deixar dupla concepção em que as lerem. Mas com certeza faço o que prego em minha letras, elas são o que sinto o que penso, não são simplesmente teatro. Se escrevo que tenho ódio é porque realmente mantenho ódio de alguém ou de alguma coisa, se escrevo que quero matar ou que quero ver morto é porque realmente gostaria de ver certos vermes mortos. E nessa selva em que vivemos existe vários tipos de morte.
Claro que existem muitos tolos escrevendo muita asneira, fazem isso para impressionar, criam letras como tivessem fazendo um história de quadrinhos. infelizmente isso ficou comum no Black Metal.

Osub – Mais um vez te agradeço a atenção dada ao OsubversivO, o espaço é seu. E aproveite que a pessoa leu esta entrevista e se interessou em conhecer melhor a banda aonde encontrar material de voçês?
Luciano malleficarum: – A Vultos Vociferos é que agradece a oportunidade de participarmos do OsubversivO.
Para quem se interessou e queira adquirir nosso material procure nas loja especializadas em Metal ou entre em contato com a Genocide Prods. pelo site: www.genocide.com.br ou pelo e- mail:genocide_prods@yahoo.com.br., também com a banda pelo e-mail: vultosvociferos@yahoo.com.br
Loga Vida aos guerreiros do Metal Negro!! As chamas negra do inferno clama a todos,
cabe a nós guerreiros incansáveis a defesa da honra e da glória desta cena já impregnada de pessoas inconsciente e moleques idiotas e ignorantes. Salve o metal negro!!!!!!!!!!!
Salve Satanas! Salve Lucifer !!!!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

O "bosta" aqui (como vc mencionou na entrevista) discorda de vc! O fato de escutar thrash metal não quer dizer q ele/ela seja paga pau dos anos 80! Engraçado, que hj em dia quem toca THRASH metal, automaticamente é rotulado de oitentista, agora pq? O Thrash até onde eu saiba surgiu nos anos 80, nos anos 90 entrou em decadência (raramente se encontra uma banda de thrash, e a grande maioria q se encontra se vincula ao new metal) e agora no 2000 a galera volta a praticar THRASH metal! Achei engraçado tb outro lance, como pode haver união na cena? Se um ou outro critica outro movimento? O fato de tocar/ouvir thrash "oitentista" faz da pessoa um boneco de plastico sem ideal? Agora me diz quanto desses velhos dos anos 80 ajudam ou fazem alguma coisa pela cena atualmente? Vão em shows? Fazem zines? Muuuito poucos (eu sei que tem e nem preciso citar nomes né Amarildo haha)! Esse é um dos motivos que EU NÃO PAGO PAU pros anos 80...

Anônimo disse...

Vultos Vociferos é uma horda muito destruidora em fevereiro vai ter show deles aqui no df...
Tem muitas bandas de Old School Thrash metal boas surgindo ...

Anônimo disse...

Existir união em cena pra que?
Black Metal não é religião pra todos estarem em união.
Concordo plenamente com o que o Daniel Falou, escutar Thrash metal é pagar pau pro Anos 80.
Eu não vivi naquela época e tou pouco me fudendo pra isso, curto as bandas mais em momento algum preciso ficar dizendo que são bandas 80's. Muitos nem se dão ao trabalho de ver quantas bandas de qualidade existem na atualidade (as vezes melhores do várias dos anos 80).

O Vulto Vocíferos deveriam achar bom que não existe tanto público de black metal em seus shows afinal de contas pra que entulhar um evento hj em dia de Emos, Playboys e um bando de idiotas que nem sabem o que se passa ali.

O Black metal é pra ser uma sociedade fechada, só para os reais apreciadores, mais com a internet só o que existem são filhinhos de papai que ficam baixando os disco de metal e se dizem ser headbangers, hellbangers, na verdade não passam de um bando de porra louca.

Vida Eterna ao black metal.
Stay Evil!

P.s - Amarildo vc deveria corrigir os erros ortográficos não deixem que isso estrage a entrevista pois chega a um ponto de haver tantos erros que nem sentimos mais vontade de ler.
E se tiver achando ruim então não escreva em zines... ou em sites.
Não leve como uma bronca mais sim como algo construtivo.

OsubversivO zine disse...

Bom Anonimo não me encomodo com sua observação. Mas a entrevista foi feita assim mesmo com erros não faço revisão de texto. Mando as perguntas e do jeito q vem eu publico.
Obrigado por sua observação.......valeuuuuuuuuuuuuuu

Unknown disse...

se ñ existe união como uma horda possa executa seu so se seus integrantes vivem em discordia?haverá desunião sim mas comtra os pseudo metal ,porra loca e cristão esses são os verdadeiro inimigo do headbang.paga pau dos ano 80´ qual é a banda q ñ se inspira nessa decada para fazer seu som,thrash e heavy é um som radical e q todo bang tem q honra..esse daniel q é um porra loka vá aprende primeiro o q é metal para critica..há se vc é tão missantropico vá vive em uma gruta isolado de toda soçiedade...meu comtato é jeffersonmetal666@hotmail.com quando quiser uams aulinhas de metal entre em comtato daniusel