domingo, novembro 19, 2006

Entrevista xLinha De Frentex

A banda brasilience Linha de Frente se prepara pra uma tourne europeia, e aproveitando esse momento fiz uma entrevista com o Maneko, mentor da banda. aonde fala sobre Straight Edge e o recente cd THE CHAIN que acaba de ser lançado na Europa por um selo Suiço.
Leia e passe adiante.



Osub– Gostaria de começar agradecendo pela atenção dada. Maneko o Linha de Frente esta prestes a participar do festival TOTAL LIBERATION TOUR Europe, uma turne Européia em mais de 10 países exclusivamente direcionada ao vegetarianismo e a uma vida livre de drogas que acontece entre janeiro e fevereiro de 2007, serão mais de 25 shows por lá. Qual a expectativa da banda em relação a esta primeira tour internacional?
Antes de mais nada nós que agradecemos pelo espaço!! Sem palavras!!!

Então Amarildo, estamos bastante animados para essa tour pois será uma possibilidade que nos foi dada de concretizar nossa mensagem por outras partes do mundo, para nós o mais importante não é irmos tocar ou que sejamos nós a faze-lo, mas principalmente por que é uma tour direcionada à divulgação das atrocidades que são diariamente cometidas com os animais. Pois as pessoas envolvidas com o hardcore e o metal vêm voltando suas atenções para essa questão e isso precisa ser firmado e divulgado sem parar, já que esta é a única chance para os animais de se livrarem disso.

Osub- O Linha De Frente é uma banda nova, mas que já conquistou terrenos importantes para uma banda com apenas 4 anos de existência tendo lançado os discos “Campo de batalha (2003 ep)”, “tomando conta dos negócios Split CD w/ DEZPERO (2005)” e já em 2006 a banda junta se junta ao "cast" do Selo suíço STORM OF JUSTICE, O Full intitulado "THE CHAIN" que acaba de ser lançado na Europa você poderia nos fazer um breve comentário sobre os discos da banda e suas diferenças entre si, letras, musicas etc?

Bem, o campo de batalha é nosso primeiro EP e ele é ainda mais cru, apenas com um vocal e uma guitarra, é bem mais hardcore que os novos, as letras já tinham mesma seriedade e dureza.O Split é mais mosh, mais hardcore ny com partes metal, o “the chain” já é bem mais metal que os demais, agora nós conseguimos o que queríamos desde o começo da banda em relanção ao som e a formação da
banda .

Osub– as letras da banda pelo menos as que estão disponíveis na rede são bem fortes “Alerta” e “Gritos de silencio” você poderia nos falar das letras e os temas abordados e qual o objetivo delas?

Nossas letras são bem fortes, direcionadas e claramente posicionadas do lado dos oprimidos. Assuntos de situação crítica requerem que tenham críticas às alturas, por isso às vezes as letras podem soar fortes, mas essa é exatamente a intenção, demonstrar a firmeza e convicção das nossas posturas do jeito que elas estão presentes em nossas vidas. Nos opomos incondicionalmente à opressão e tirania de qualquer natureza, seja lá no que for baseada.

Osub – O Linha De Frente tem um som muito brutal que soa muito mais metal com algumas passagens hc, e um fato incomum é que na formação da banda tem 3 vocalistas. Como é o processo de composições das musicas?
Normalmente escrevemos a letra e dividimos as partes entre os 3, este tipo de formação é tradicional em bandas que seguem a linha vegan straightedge militante como a clássica banda que deu origem à isso, o “Path of resistance”. As bases das músicas são sempre levadas por algum de nós no ensaio e trabalhada por todos em conjunto.

Osub – A capa de The Chain é muito chamativa quem a fez? E por falar na capa o visual da banda é gagstar isso é proposital?

A capa que fez foi nosso parcero Mauro de São Paulo, ele, além de grande amigo é excelente tatuador e hardcoreano a muito tempo, e acho que ele passou exatamente a idéia do disco na capa,ele compartilha conosco muita coisa em relação á postura hardcore. O squema do ganguismo não é questão de paracer, mas sim uma questão de ser. A gente curte mesmo esse esquema de lealdade incondicional, mas principalmente “defender suas idéias com seus punhos e com sua mente”.

Osub– Ainda não tive a oportunidade de ver um show do LDF, mas pelos vídeos parece ser bem energéticos e a reação do publico é positiva. como é a relação do Linha De Frente com as demais bandas de Brasília? Que não seguem a mesma linha de pensamento.

Como não? A gente já tocou junto! Haha! A gente tem grandes parceiros no DF e entorno, e acho que isso fortifica muito e só tem a somar, tocamos com bandas de amigos e pessoas que compartilham determinadas posturas conosco, mas não necessariamente que sejam exatamente como nós, evitamos tocar ou estar associado á bandas que estão no caminho inversso do nosso, acho que é necessário o mínimo de coisas em comum pra nossa banda não terminar sendo descredibilizada por estar associada com pessoas não tão sérias.

Osub – o Linha De Frente é uma banda Straight Edge creio que é a primeira do DF a seguir totalmente esta linha. Por ser eu um leigo sobre o Straight Edge pesquisei algumas coisas e achei muitos textos conflitantes entre si pra definir o termo. Na sua visão de dentro, Straight Edge é um movimento ou apenas um comportamento?

Para mim, e acho que pra todos na banda, o straightedge é uma questão pessoal, um compromisso que a pessoa assume consigo mesmo e com as demais pessoas, que assumiram isso antes dela, de seguir uma vida livre de drogas. Não é um movimento propriamente dito, e sim um caminho

Osub– Segundo o Livro “A filosofia do Punk” Na metade dos anos 80 os Straight Edge’s eram considerados um movimento de jovens radicais e intolerantes que condenavam o punk e muitas dos seus ideais. E a tendência atual do Straight Edge tem sido a de separar-se do punk e criar diferenças bastante criticas. Se essa tendência continuar acontecer as 2 cenas podem torna se totalmente incompatíveis. Você acha que essa tendência se aplica também aqui na capital?
Bem, a muito tempo estou afastado da cena punk daqui e não posso falar muito, mas já tocamos muitas vezes em shows punk e com banda punks, temos muitos amigos e parceiros punks, mas sempre pessoas mais maduras que sabem lhe dar com isso. Normalmente rolam problemas com o pessoal mais novo que ainda não aprendeu muito sobre tratar as pessoas com respeito. Mas punk é uma coisa e straight edge é outra, possa ser que hajam alguns punks straihgtedge mas isso não faz com que seja um único caminho. O Straightedge surgiu exatamente quando o hardcore estava sendo arruinado pelas drogas e pelo álcool, muitos dos punk desta época não passavam de zumbis, e o straightedge surgiu em contrapartida disso, ou seja, partindo do ponto que se enterpecer não tem nada de contestador e/ou revolucionário, e que seria exatamente o contrário, que o álcool e as drogas são usados pelas elites para anestesiar o potencial revolucionário da juventude e manter os ânimos entorpecidos e sob controle das elites que se beneficiam com isso. Aqui em Brasília quando tocamos vemos uma cena straightedge mais á parte , o que não é positivo nem negativo, mas somente um curso natural das coisas, acho que as duas posturas podem e devem existir no mesmo lugar (hardcore), mas pra isso é necessário maturidade de ambas as partes.

Osub– Pra terminar desejo sorte ao Linha De Frente e o espaço esta aberto a suas considerações finais.
Mais uma vez ficamos muito agradecidos mano! Esperamos um dia poder retribuir de alguma forma! O Que podemos deixar de mensagem aí pro pessoal é que não se deixem intimidar por nada nem ninguém, procurem ler e estudar bastante pra não ser apenas mais uma peça neste sistema que não funciona para pessoas como nós, valorizem as pequenas coisas da vida e respeitem suas família. E principalmente honrem todos os sacrifícios que foram feitos para você está onde está hoje. Você não está sozinho! NUNCA!




http://www.myspace.com/xlinhadefrentex
http://www.veganstraightedge.ch

Nenhum comentário: