terça-feira, maio 01, 2007

Entrevista DFC

Dando seqüência a nossas entrevistas ou pate papo via msn temos o DFC. Esta ai a baixo uma conversa informal com Túlio a espinha dorsal do DFC. Que nos fala desde o inicio do DFC essa banda que é um patrimônio do hc candango que esta na ativa desde 1988 ou 1993 (leia a entrevista e entenda ou não essa questão). Divirta se ou comente manifeste sua opinião se vc for capz.



OsuB diz:
O DFC é uma das mais conhecidas banda de hc de Brasília e também a mais polemica por causa do CD "Tchan nan nan nan nan" o qual tem uma letra chamada mulheres e sei que a gravadora de vcs na época a Eldorado chegou a censurar alguns nomes de músicas, e não colocou letras no encarte e estampou no cd "letras explícitas" oq mudou de lá pra cá?
+ dirty sanchez + diz:
Bem, apesar continuarmos tocando o mesmo hardcore de 14 anos atrás, muita coisa mudou hehehe já são 6 álbuns lançados, fora splits e coletâneas. Fizemos muitos shows por todo o país. Mudamos de formação várias vezes e continuamos na luta ininterruptamente por todo esse tempo. Sobre o "tchan nan nan nan", na época não era comum uma banda falar tantos palavrões nas letras, Mas era exatamente isso que nós queiramos, ou seja, fazer a coisa mais escrota do mundo, uma agressão sonora mesmo. Como todos sabem alguns "gênios" interpretaram erroneamente as letras que se referiam ao machismo e passaram a nos criticar. Quando nos procuravam racionalmente e tinhamos oportunidade de explicar explicávamos o equivoco, mas quando vinham "carinhosamente" nos agredir ai a diversão era garantida hehehe. Mas hoje em dia a maioria da cena (embora menor) é bem mais instruída do que naquela época, talvez devido a facilidade da informação atual. É difícil, mas de vez enquanto ainda aparece algum desinformado querendo dar uma de policia pra cima da gente. Mas a maioria da cena nos recebe muito bem.
OsuB diz:
o cd "O Mal Que Vem Para Pior" recebeu excelentes criticas pode se dizer que é o melhor cd do DFC? a capa é um atrativo a mais alem do som. diga se de passagem mas uma das capas mais bonitas q já vi por aqui.
+ dirty sanchez + diz:
Eu gosto bastante desse CD e ele é bem próximo do que a gente sempre quis fazer desde quando começamos com a banda. Não digo que é o melhor, muita gente gosta mais do primeiro "Tchan Nan Nan Nan", outros gostam mais da “Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo", gosto não se discute né hehehe A capa foi feita eplo nosso camarada Zander que tb fez as outras capas do DFC. O cara é fodão no desenho mesmo! hehehe
OsuB diz:
por falar nas capas o DFC tem uma espécie de Ediie hc que sempre aparece nas capas da banda isso nasceu por acaso?

+ dirty sanchez + diz:
Quando o Zander apareceu com a capa do LP "Tchan Nan Nan Nan" começamos a brincar com esse papo de Eddie, então batizamos o monstrinho de Edisom, que é um nome mais brasileiro heheh Ele ficou bem popular, muita gente pintou em patches e camisetas e ja vi várias tattoos tambem. Tinha tambem uma estátua esculpida pelo Evandro (Ex-Royal Street Flesh e Macakongs 2099, atual Quebra-Queixo) que não sei onde foi parar. Ele fez tb umas cabeças do monstrengo que eu guardo até hj em dia.
OsuB diz:
OLHOSECO, GAROTOS PODRES, ARD, AÇÃO DIRETA, KARNE KRUA, RATOS DO PORÃO e agora BESTHOVEN o que motiva o DFC a participar de um tributo? tem alguma destas bandas que vcs gostaram mais de gravar? sei que também vcs recentemente gravaram uma musica de uma banda de metal chamada PUS como foi a escolha da musica?

+ dirty sanchez + diz:
Geralmente são bandas que nós gostamos muito ou que merecem ser mesmo homenageadas. Os tributos são uma forma de premiar as bandas que resistem no underground. Procuramos dar uma "cara DFC" à musica que vamos gravar. Cada um dos covers que gravamos tem seu valor especial, seja como influencia ou como homenagem a banda mesmo. Essa do P.U.S. gravamos porque era uma canção "famosa" nos anos 80 que infelizmente não teve seu registro fonográfico. Então decidimos ressuscitar esse defunto em versão hardcore.
OsuB diz:
Uma pergunta que não pode faltar. tenho registro do DFC de 1988 no entanto o release da banda data de 1993 qual a real idade da banda? Até pq o logo é o mesmo de 88.

+ dirty sanchez + diz:
Hehehe isso é chamado "a pré-história do DFC"! Eu nem sou a pessoa indicada pra contar essa parte, pois não a vivi. Contamos a partir de 1993 porque foi quando eu e os demais membros que gravaram os discos entraram na banda. Sei que em 1987 formou-se DFChaos que durou até meados de 89 quando já tinha abreveado seu nome para DFC. Dessa época tocava o Phu, o Gazú, o Pernão, o Lixo, e mais uma porrada de gente que eu nem conheço. E 91 chegaram a voltar com o Juninho, o Ralf , o Phu o Gordinho no vocal, que depois foi substituído pelo Podrinho. Depois disso acabou de vez só voltando em 1993 com a formação que gravaria o LP "Tchan Nan Nan Nan" em 1994. Deve tem muito mais detalhes dessa época, mas, como eu disse antes, não sou a pessoa mais indicada pra contar essa parte da (pré-)história hehehe
OsuB diz:
Você como uma pessoa da velha guarda como vê a atual cena hc de Brasilia? quais bandas vc guarda na memória antigas e atuais que mereçam sua atenção?


+ dirty sanchez + diz:
Velha guarda é foda hehehe Eu nem sou tão idoso assim! A cena hoje é bem menos numerosa, porém muito mais comprometida. Quem é hardcore hoje é porque é hardcore mesmo. Antigamente os modistas eram em maior numero hehehe uma coisa que acho é que falta um incentivo da galera antiga pros mais novos. Ao invés de reprimir e sacanear a molecada mais nova devia-se apoiar essa molecada, pois a resistência tem que continuar por outras gerações e não é assim que isso vai acontecer. Das bandas antigas me recordo dos shows do Detrito Federal, do ARD, dos Filhos de Menguele, BSB-H, Teratogênea, Melancolic Clowns e fora do HC tinha sempre o Disgrace, o Abomination, o Crematório, o Fast Die, o Eutanásia... eu sou muito ruim pra lembrar nome de banda, lembro mais da galera mesmo (eu falei que não estava velho mas a falta de memória me denuncia hehehe).Das atuais tem ai o Low Life, o Innocent Kids, o Disforme, o xLinha de Frentex, o Lesto que foram as que eu lembrei agora. Mas com certeza tem muita banda boa escondida por ai. Tem tb o Possuido Pelo Cão onde eu toco baixo! Essa também é muito boa hehehe
OsuB diz:
já que vc tocou nesse assunto o projeto de thrashcore chamado POSSUIDO PELO CÃO (juntamente com membros do Violator, terror revolucionário e DFC) que recebeu tbm excelentes criticas da promo demo de estréia. Uma banda que tem tudo pra ser mais do q um projeto. Banda que teve até manifesto contra a capa da promo. Possuido pelo cão é banda ou projeto?

+ dirty sanchez + diz:
Cara, atualmente é certamente um projeto. Tirando o batera Tubarões, todos os outros membros têm suas bandas principais (DFC, Violator, Innocent Kids, Terror Revolucionário,Low Life, Scumbag). O fato de ser um projeto é o de menos, pois as musicas, discos e shows são feitos com toda a sinceridade e disposição de qualquer banda. É um projeto que nos agrada muito e não pretendemos ficar somente nesse primeiro LP que está para sair.
OsuB diz:
Igreja quandrangular (cd), sobre o signo de satã (cd), molecada 666 (musica) Vai se fuder no inferno o que o DFC tem contra satã e cristo afinal de contas?...rs


+ dirty sanchez + diz:
Respeitamos a escolha de cada um no que se trata de religião. Cada um é livre pra acreditar e seguir o que quiser seja cristão, evangélico, macumbeiro, satanista ou o qualquer outra coisa. O que nos incomoda e nos idinguina é a exploração da fé com intenções financeiras ou manipuladores. E é contra isso que escrevemos nas nossas letras. Satã e Cristo são citados por nós para irritar quem os usa pra ganhar dinheiro e poder. E isso é o que mais tem por ai.
OsuB diz:Nova formação novos projetos? o que vem pra 2007? qual o mal vem pra piorna sua opinião?
+ dirty sanchez + diz:
A formação nova se deu por causa da mudança do nosso batera Renzo pro RJ. Agora o Jão é nosso novo batera. Agora pra 2007 está saindo um novo CD, que é um split com a banda Presto? de São Paulo. Vai ter 15 sons inéditos de cada banda e será lançado e distribuído pela Pecúlio Discos que pertence ao Boka dos Ratos de Porão. No mais, pretendemos tocar por todo o planeta Terra e nesse outro planeta que está na capa da revista Veja dessa semana. O Mal que vem para pior é aquilo que vc liga a TV e se impressiona como a roubalheira e escândalos do governo atual, os ataques do PCC, a guerra do Iraque, o aquecimento da terra e as catástrofes em conseqüência disso... vc ve tudo isso e fala "nossa, que MAL!". Na verdade isso é só o começo, o PIOR ainda está por vir...
OsuB diz:
Pra finalizar Túlio gostaria de te agradecer pela atenção dada aos leitores do OsubversivO zine. E pra quem leu esta entrevista que conheça o DFC ou não como faz pra conseguir material da banda DFC: cds, vídeos ou outra forma de caça níquel deva proceder?
+ dirty sanchez + diz:
Eu é que agradeço mais essa vez a você Amarildo, que há anos é um grande batalhador do underground, por mais essa entrevista. Quem quiser saber mais do DFC é só acessar nosso site
www.dfchaos.tk, ou no myspace www.myspace.com/dfc . Caso queriam escrever o email é dfchaos@yahoo.com . Temos também essas viadagens de comunidade no Orkut e o fotolog é www.fotolog.com/dfchardcore. Abraço pra todos, beijo nas mina, salve pros mano e pau no cu dos féla da puta.

Nenhum comentário: