sexta-feira, outubro 27, 2006

Livro: Esfolando os ouvidos: memórias do hardcore de Brasília


VEIRA, Evandro. 1970. Esfolando os ouvidos: memórias do hardcore de Brasília, 2005

Evandro é conhecido na cena hardcore de Brasilia, como o Sr. “mil-e-uma-utilidades”. Já criou a estória do origem dos Macakongs, inventou um macabro despacho pros “Galinha Preta” e fez algumas das músicas de sucesso do Raimundos, até hoje cantadas por este Brasil a fora. Bem, mas falando sobre o livro...
Ainda não foi desta vez que ao hardcore candango, foi dado o tratamento devido. Sabiamente, Evandro, foi salvo pelo gongo (por ele mesmo tocado)ao deixar bem claro, desde as primeiras linhas do livro, que o mesmo deveria ser lido com as considerações que se costuma dar aos diários pessoais, este, formatado a partir das experências vividas pelo não menos “louco” Cigano Igor (mais uma de suas invenções) tem uma linguagem bastante corrosiva e propositadamente lisérgica além do que, vicia desde a primeira página.
Criaspadas à parte, ao leitor será permitido coanhecer detalhes, no mínimo curiosos, sobre os fatos que forcaram a mente deste jovem e promissor, digo , promíscuo escritor, com “carteirinha assinada” de membro ativo e oficial da comunidade punk do Distrito Federal. Com a escrita muito interessante, pois desde o sumário ele brinca com os chavões mais populares da vidinha urbana, ridicularizando-os tanto, a ponto de serem entendidos de forma completamente diferente.
Parte do livro, revela intimidades do backstage da meteórica passagem dos amigos Raimundos. Desde os momentos iniciais, vividos nas toscas jams na casa do Mr. “.. Berma is a monster” do LQMB, até os desabafos de Rodox (Rodolfo Pós-Raimundos)chegando inclusive aos minutos iniciais que antecederam a tragédia de Santos-SP.
Três outros momentos são extremos pois Evandro viaja entre o bom gosto a coragem absurda e as “tosqueragens” da vida “on the road”. O bom gosto vem dos comentários sobre o eterno e imcomparável herói do cerrado Afonso Brazza, o extremo da coragem deve-se ao fato de pela primeira vez, alguém decide creditar a Gilmar (líder punk da banda ARD, cuja idade dos integrantes soma mais de 150 anos)a autoria do primeiro grito autenticamente hardcore no Distrito Federal. Vale lembrar que a banda tem 21 anos e original da cidade satélite Gama. Já o momento “on the road”, ambienta o leitor nas loucas aventuras da banda Makakongs 2099 assimo como a pretenciosa Tour entitulada “ Brasilia All Stars”. A obra é altamente recomendada para leitores que só largam “o osso” depois da sede aplacada.

Resenhado por Gilmar Santos em Abril de 2006.
Gilmar é vocalista da banda ARD e baixista do X Granito

Nenhum comentário: