quarta-feira, julho 23, 2008

Inferno no Gama

Materia retirada do jornal Correrio Braziliense de hoje sobre o Centro cultural Itapuã Gama DF




Inferno no Gama

Sucateado, Centro Cultural Itapuã míngua a olhos vistos da comunidade. Moradores sonham com o tombamento do espaço fundado em 1961

Arthur H. Herdy
Especial para o Correio


O descaso do Centro Cultural Itapuã (antigo Cine Itapuã) fez o arquiteto e urbanista Ariomar da Luz Nogueira, 62 anos, decretar luto. Residente na cidade desde 1963, ele não suporta a idéia do histórico espaço cultural transformar-se em sucata a olhos vistos da comunidade. Atualmente, a situação é lastimável. Em vez de ocupar a cabine, os projetores estão no hall de entrada, como se fossem peças decorativas. Na sala destinada à platéia, cadeiras quebradas, e o teto exibe rachaduras. “Na condição de morador da cidade, fico doente ao ver esse abandono”, lamenta.

Autor de 21 monumentos no Gama, incluindo o que homenageia o violeiro Lourival Bandeira, localizado na porta do Centro Cultural Itapuã, Ariomar sonha com o tombamento do espaço inaugurado em 1961. De autoria do deputado Cristiano Araújo (PTB), o projeto-de-lei quer transformar o antigo cinema em patrimônio histórico do Distrito Federal. “Seria uma forma de não sermos rebaixados, tratados em segundo plano. De movimentar toda a sociedade do Gama, colocar nossa cidade no circuito cultural”, acredita Ariomar, que se uniu a outros articuladores culturais da cidade.

Os cálculos para recuperar o espaço já estão feitos. Seria necessário um investimento da ordem de R$ 550 mil. O governo liberou para a reforma, apenas R$ 120 mil. “Apesar do interesse em revitalizar o centro, esse recurso não daria nem para trocar as cadeiras”, conta Divino Gomes, ex-diretor da Divisão de Cultura do Gama e ativista cultural. “Realmente, não dá para fazer muita coisa. Na medida do possível, melhoramos. O alvo é comunidade, privilegiando os produtores culturais”, minimiza Ernesto Ferreira Soares, diretor regional de cultura da Administração do Gama.

Sem a infra-estrutura para exibição de filmes e realizações de produções culturais, o Centro Cultural Itapuã segue subutilizado pela Administração do Gama, com reuniões de comunidade e festas de formaturas, o que deveria ocorrer em outra destinação. “A reforma é prioridade, mas nosso diferencial é acolher todas essas atividades. Quanto ao tombamento, é preciso deixar claro o que pode ser mexido na reforma. Considero essencial ter a liberdade para melhorar este espaço”, ressalva o administrador da cidade, Donizete Andrade. “Tem que ser um projeto de primeira linha. Ficamos muito tempo esperando e não pode ser qualquer coisa”, avisa Ariomar, que se predispôs a doar o projeto de reforma.

Por enquanto, a população do Gama continua sem cinema – as duas salas existentes no Gama Shopping fecharam as portas. O que deixa os moradores angustiados. “Cheguei de Abaeté (MG), aos 6 anos. Lembro do primeiro filme que assisti aqui – sobre a pré-história, com cenários bem malfeitos, mas que para uma criança era fascinante”, relembra Cláudio Alcântara, 48 anos, um dos fundadores do Cineclube Porta Aberta.

Cláudio Alcântara acompanha com medo o destino do Centro Cultural Itapuã, que já exibiu desde as chanchadas da Atlântida aos filmes religiosos, que arrebanhavam fiéis, principalmente na Semana Santa. Alerta e mobiliza a comunidade para a importância do espaço cultural, que priorizou a produção nacional, na época representado pela Empresa Cinematográfica Sá Pinto. “Do projetista, passando pela bilheteira e até o porteiro, todos eram apaixonados por cinema ali. Pelas manhãs, com o Cineclube, realizávamos sessões infantis. A gente carregava os projetores para as escolas ou organizava pequenas excursões para lá. Com um saquinho de balinhas na mão e um filme bom na tela, todos se encantavam”, conta Alcântara.

LINHA DO TEMPO

1961
Em março, apenas meses depois da criação da cidade do Gama, era inaugurado
o Cine Itapuã. A sala era parte da Empresa Cinematográfica Paulo Sá Pinto, responsável por várias outras no Brasil, e uma das pioneiras na exibição de cinemascope no país. O requinte do cinema era visto já na fachada, projeto de um arquiteto italiano. Filmes brasileiros e infantis marcavam as exibições, que lotavam o cinema. Na Semana Santa, as produções religiosas atraiam centenas de espectadores.
1986
O conglomerado de supermercados Casa da Banha por pouco não compra o Cine Itapuã. A mobilização popular fez com que o cinema fosse adquirido pelo GDF.
Para incentivar o comércio local nos arredores, linha de crédito foi criada pelo Banco de Brasília (BRB) especialmente para aqueles comerciantes. O período marcado por produções duvidosas de kung-fu e filmes pornô teve fim com a administração do Cine Clube Porta Aberta. As produções nacionais e de arte dominaram a telona. Entre elas, a polêmica fita francesa Je vous salue, Marie, de Jean-Luc Godard, e as nacionais Feliz ano velho, de Roberto Gervitz, e A marvada carne, de André Klotzel.

1990
A decadência do cinema nacional também derrubou o Cine Itapuã. Mesmo após o tenebroso inverno da produção nacional, o cinema e a cena cultural do lugar não resistiram. Em péssimo estado de conservação, a sala é destinada a encontros da comunidade e shows de rock (não comportados para o lugar). Por muitas vezes, diretores e atores de destaque nacional utilizaram o espaço para debates e palestras para a comunidade após os filmes. O cineasta-bombeiro Afonso Brazza também era movimentador do espaço e lançou suas produções lá incluindo, claro, Inferno no Gama, de 1993.

2 comentários:

Anônimo disse...

Morei um tempo no Gama,mas nunca tive opurtunidade no entrar no Cine Itapuã,é que na época,o cinema só passava filmes pornôs,e de 'vez em nunca' algum de artes marciais,que também eram proibidos para menores,mas sempre que passava pela porta,parava pra ver os cartazes dos filmes pornôs,hehehe........

Unknown disse...

Queria muito ver esse filme, Inferno no Gama (1993), alguém sabe ond e posso encontrar o link pro download? :)