quarta-feira, abril 18, 2007

Cucão Filmes bate papo


Dia desses um amigo meu me mandou um link do you tube sobre uns videos legais. para minha surpresa o video era tão bom que resolvi ir atrás dos produtores para um bate papo pro zine tai pra vcs Cucão Filmes uma produtora de Brasilia q já ganharam até premio além de muitos fans.
Ramthum diz:
Você tinha perguntado sobre o lance do premio, pois foi justamente pra participar do Festival do Minuto que nós reunimos. O Fábio Macumba e o Luis EpalhaLixo ecreveram um roteiro chamado É Nois. Nós gravamos, ganhamos o festival e decidimos continuar a estória. Basicamente foi esse o início da produtora.
OsubversivO diz:
é nois fala sobre oq?
Ramthum diz:
Cara, as cartelas no início de cada episódio vão guiando mais o espectador. É um assalto mal planejado que acaba na casade um policial. Daí vai se desenvolvendo a estória.
OsubversivO diz:
vi que tem algumas participações especiais nos episódios inclusive do natinho do RSD q ficou muito boa. Como vcs escolhem estes "atores"?
Ramthum diz:
Tem sim. O Kaffé foi a primeira. Escrevemos o roteiro do segundo episódio na pressa total, e vimos que ia precisar de um terceiro assaltante. Eu ligue pra pra ele, o Kaffé, e ele topou. Foi assim... como quase tudo na série, de improviso. Depois vieram o comandante, a Black Garbo, o Montana, que já ganhou prêmio em Gramado, o próprio Natinho...
A escolha é feita por indicação. Um dos quatro indica e os outros aprovam ou não.
OsubversivO diz:
a produtora é composta por 4 pessoas. quem são e qual é a função de cada um?
Ramthum diz:
Fábio Macumba, Luis EspalhaLixo, Alex Vidigal e Rodrigo Ramthum. Todos escrevem, todos atuam, todos operam câmera e áudio. Eu e o Luis cuidamos da área de internet quase toda. O Macumba também da uma força. O Vidigal editou todos os episódios e o trailer, com exceção do segundo que foi eu quem editou.
Como são todos formados, ou formandos, em comunicação, todos dominam pelo menos o básico do audiovisual. O lance é a soma dos conhecimentos e muita camaradagem dos brothers. É isso que viabiliza a CúCão Filmes.
OsubversivO diz:
os videos são bem editados apesar da dublagem ser estranha. Foi proposital?

Ramthum diz:
Com certeza! hehehehehehe
Eu acabei de finalizar um documentário sobre igrejas evangélicas e ele tem uma edição muito mais próxima do modelo convencional do que o É Nois. O Fábio também tem realizou trabalhos com outra estética, outra propósta. Com o Vidigal a mesma coisa. Então nós decidimos imprimir no É Nois uma onda mais próxima do trash, do comico. As dublagens são uma referência aos filmes asiáticos dublados em inglês e também as novelas mexicanas com aquelas dublagens toscas e tal.
OsubversivO diz:
me lembrou alguma coisa do Afonso Braza e seus filmes "faça voce mesmo"

Ramthum diz:
isso. Os caras curtem mais o Afonso do que eu. Eu respeito o trabalho dele e até me divirto, mas não chego a ser um fã. Mas tem outras referências. No terceiro episódio o tira Linhares acorda de um coma. Isso foi tirado de um filme do Steven Seagal. No mesmo episódio aparece uma enfermeira com tapa olho: referêmcia a Kill Bill. No quarto tem uma música que o Enio Morriconi fez pro Era Uma Vez No Oesta, com o Charles Bronson. Uma frase que o tira Linhars fala no sétimo episódio foi tirado de um filma do próprio Brasa. E por aí vai.....
OsubversivO diz:
essa ideia de colocar os filmes em partes no youtube e no myspace foi pensado? e esta dando resultado?

Ramthum diz:
É o seguinte... no início da série, que foi em 2005, a gente digitalizava o episódio e mandava por e-mail meu velho. Tem noção do que é isso? Era uma dificuldade pq a pessoa tinha que abrir o arquivo, baixar e tal.... Depois veio o YouTube e nós colocamos lá desde então. Tem todos lá e pelos acessos vc pode ver o resultado. São mais de 25.000 acessos ao todo. E depois disso já fizeram matéria com a gente em todos os jornais daqui (Correio, UnB, Jornal de Brasília) e também a TRIP e a Roling Stone já indicaram a série. A gente deve muito a esses sites de compartilhamento de arquivo, principalmente ao YouTube. Essa é a grande evolução.
OsubversivO diz:
quais são os projetos de vcs pra 2007?
Ramthum diz:
Fazer mais uns três ou quatro episódios da série, que tem previsão para 12. O lançamento do oitavo vai ser ainda nesse semestre no Centro Cultural do SESI, em Taguatinga Norte. E além disso tem uma festa programada pro fim desse semestre.
OsubversivO diz:
que festa vai ser esta? e como será?

Ramthum diz:
Eu já realizei uma em 2005, eu acho. É uma festa pra gente chamar quem curte a produtora e tal. Rolam umas bandas, som e birita. Nessa segunda edição a banda principal é a do Natinho. Até pq ele vai levar no show uma música que eu compus com ele pra série. É a primeira música feita pro É Nois e vai ser lançada lá.
OsubversivO diz:
todos os videos da serie possuem uma legenda em ingles uma preocupação de vcs para q o video alcance outros horizontes? vc já receberam alguma critica das gringas?

Ramthum diz:
As legendas são feitas pelo Luis, que é o que mais entende da galera. A idéia foi pra dar charme, mas ela de fato funcionou para a moçada da gringa curtir. E eles curtes. No youtube mesmo vc pode ver bastante comentário em inglês. Os gringo adoram o tira McCoy, pq ele é americano e tal, rs.
OsubversivO diz:
obrigado pelo bate papo. aqueles q leram essa entrevista e se enteressaram pelo trabalho de vcs podem encontrar os videos da serie aonde?

Ramthum diz:
Valeu você cara, pela força na divulgalção do nosso trabalho. Vamos colocar vc como link no nosso blog. O pessoal vai poder encontrar os vídeos no nosso blog (www.cucaofilmes.blogspot.com), no nosso perfil no youtube (www.youtube.com/cucaofilmes) ou até mesmo no nosso perifl no Orkut.

2 comentários:

Anônimo disse...

ae amarildo. valeu pelo espaço e atenção aos nossos vídeos. curti muito a entrevista e muito legal que o rodrigo apareceu on line pra trocar idéia contigo. abraço grande!
-luís

Anônimo disse...

bacana. ja conhecia o trabalhu dos cara. it's we!