sábado, fevereiro 23, 2008

A Igreja Universal e a mídia sabuja

Caiu como uma bomba a notícia da implantação da Record News, embora a família Marinho tenha tramado nos bastidores para sabotá-la. Eles detestam concorrência. Quem também detesta concorrência é a Igreja Católica, que etimologicamente significa Igreja Universal! Os caras que mandam hoje no Brasil descendem dos homens brancos que vieram nas caravelas. A Igreja Católica também chegou aqui a bordo das caravelas. Eles têm um pacto!
No Brasil, a comunicação é monopólio de seis famílias(!). Agora eles se juntam à Igreja Católica para arranhar a imagem da igreja de Edir Macedo e, de quebra, deslegitimar a sua emissora (que agora são duas). Pergunta: por que a mídia nativa insiste em denegrir a imagem dos neo-pentecostais? Por que escolhê-los como inimigos? Qual a razão?

Fala-se, e estão sendo processados (oh, glória!) que a Igreja Universal é uma seita. Quem aceita isso? Quando o casal de evangélicos da Renascer foi apanhado com a boca na butija, a mídia o execrou, escarafunchou sua vida financeira, lançou dúvidas sobre os fiéis (que seriam trouxas) etc. No entanto, o rabino e escroque de fala engraçada, Henri Sobel, flagrado roubando gravatas nos Esteites, foi tratado como doente pela mídia, coitado. Um homem bom que tomou o medicamento errado e que se arrependeu da gatunagem. Em suma, absolveram o Bom Ladrão. O padre Lancelotti também foi absolvido pela mídia. Embora ele tenha dado dinheiro para um jovem comprar carro de luxo a troco de sexo. E o cura não tinha de onde tirar tanto dinheiro. Suspeita-se de desvio, de falcatrua, de gatunagem. O jovem acusou o padre de pedofilia. A mídia deu de ombros, o rapaz ficou como chantagista e ladrão. O padre como vítima. Veja que um líder judeu e um líder católico foram absolvidos pela mídia que, com a benção de Antônio Carlos Magalhães, também nutre simpatia pelo candomblé. Se se tata de um imprensa ecumênica, então por que a antipatia pelos evangélicos?


Por que questionar o que os bispos fazem com o dízimo? Por que questionar se os pastores ostentam luxo? A mídia nunca condenou o luxo do Vaticano! A mídia cobre a viagem do papa pop. E o papa chega de mercedes blindada, com cetro de ouro, hotel de luxo... Ninguém pergunta para onde vai o dinheiro que os católicos colocam na sacolinha do sacristão. Por que insinuar que a Igreja Evangélica "esquenta" as doações do dízimo em paraísos fiscais se nunca disseram isso da Igreja Católica? Nunca li em nenhum lugar uma indagação como essa: por que na concepção de Brasília se erigiu uma catedral católica na Esplanda dos Ministérios, no centro do poder de um Estado laico?


Dom Cláudio Humes, sentado no conforto dos tronos de ouro do Vaticano (um estado ratificado pelo ditador Benito Mussolini), ensaia uma resposta para a ojeriza da mídia ante os evangélicos. Ele diz que os evangélicos não toleram outras religiões! Veja você, Dom Cláudio disse isso no Vaticano. Mas não foram os católicos que uniformizaram o mundo, meu Deus? Que enfiaram cruzes goela abaixo de nossos índios? Que destruíram os templos e os cultos na América Central? A Igraja Católica não é uma igreja imperialista, senhor Humes? A Santa Madre Igreja, sob o comando do papa bávaro, Ratzinger, não sufocou a Teologia da Libertação porque colocava os pobres em outra esfera? A Igreja não sempre quis os pobres em posição subalterna, lambendo pés de bispos? Não fez do continente latino americano um genuflexório?


A Teologia da Prosperidade, pregada pela Igreja Universal incomoda porque se preocupa em tirar o homem do estado de pobreza e de miséria. Na Igreja Universal ninguém canta com orgulho "eu sou pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré...'. A Igreja Católica nos vende o factóide dos santos pobres, do Cristo pobre e dos papas monarcas e bilhardários, alimentados pelo sangue e pelo suor dos pobres, que a Santa Igreja os prefere pobres. A mídia nativa também é contra a Teologia da Prosperidade, porque sempre cultivou uma nação de miseráveis e analfabetos. É por isso, pelo mesmo motivo, que detestam Lula da Silva.
Mas a mídia e seus sabujos perderam duas eleições presidenciais e agora se vêem atolados em processos judicias. Quando o mar vermelho novamente se abrir, eles não passarão. Como dizia os Racionais:
"Fé em Deus que ele é justo
ei irmão nunca se esqueça
na guarda, guerreiro levanta a cabeça, truta
onde estiver seja lá como for
tenha fé porque até no lixão nasce flor
ore por nós pastor, lembra da gente
no culto dessa noite, firmão segue quente
admiro os crente, da liçenca qui
mó função, mó tabela, ho, desculpa aí
eu me... sinto às vezes meio, pá, inseguro
que nem um vira-lata, sem fé no futuro
tem alguém lá, quem é quem, quem será, meu bom..."


por Lelê Teles, Brasília.

Um comentário:

Unknown disse...

Me assusta a defesa dos evangelicos criticando os catolicos, no final vc cai na mesma perseguiçao as avessas. Sem defender o catolicismo ou qualquer outra religiao, o que vemos no Brasil hj é que parte dos evangelicos perseguem a fé alheia principalmente cultos afros, espiritismo e o catolicismo. Quanto a riqueza do catolicismo ele é um patrimonio nao comecializavel, ja que os templos suntuosos sao patrimonios historicos, a realidade dos novos templos é bem diferente. Fora que grande parte da renda do Vaticano vem do turismo e da visita a seus museus.
Vc conhece algum catolico que manda verba parao vaticano?